terça-feira, 19 de junho de 2012

VACINAÇÃO PARA MAMÃES, FUTURAS MAMÃES E TAMBÉM PAPAIS E CUIDADORES

Um assunto um tanto negligenciado é a vacinaçaõ para mamães, papais e cuidadores. Normalmente só nos preocupamos com a vacinação da gestante e da criança, mas esquecemos de vacinar a futura mamãe, a mulher que já ganhou o bebê, o papai, os avós e cuidadores ( babás). Ou seja, esquecemos das pessoas que lidarão diretamente com o bebê e que podem ser fonte de infecção para essa criança.
Gostaria de lembrar que:  VACINA NÃO É GASTO. VACINA É INVESTIMENTO!!

VACINAS SUGERIDAS PARA MAMÃES, PAPAIS E CUIDADORES

- lembrar que qualquer vacina para a GESTANTE deve ter a autorização do OBSTETRA, pois algumas vacinas não podem ser feitas na gestação.
- lembrar que imunodeprimidos somente podem vacinar com a autorização do seu médico.
- algumas vacinas para imunodeprimidos têm doses diferentes


1. VACINA PARA INFLUENZA - anual

2. VACINA PARA MENINGOCO ( preferencialmente,  vacina conjugada quadrivalente) - dose única

3. VARICELA ( CATAPORA) - duas doses, com intervalo de dois meses entre elas. GESTANTE NÃO PODE VACINAR.

4. HEPATITE A - duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses

5. HEPATITE B - três doses. A segunda dose deve ser feita 30 dias após a primeira dose. A terceira dose deve ser feita 6 meses após a primiera dose.

6. HEPATITE A + B - três doses.  A segunda dose deve ser feita 30 dias após a primeira dose. A terceira dose deve ser feita 6 meses após a primiera dose.

7. TRÍPLICE VIRAL - duas doses no decorrer da vida para adultos < 49 anos e uma dose para adultos > 49 anos. GESTANTE NÃO PODE FAZER ESSA VACINA.

8. DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE - é provável que o adulto já tenha feito o esquema vacinal básico. Dessa forma, deve-se fazer o reforço com a dTpa ( vacian acelular). Essa vacina é MUITO importante, pois é crescente o número de casos de coqueluche. Mesmo a criança vacinada está em risco de adquirir coqueluche, pois nenhuma vacina é 100% eficaz, por isso é MUITO importante vacinar os cuidadores.

Algumas vacinas estão disponíveis nos Postos de Saúde. No link a seguir, segue o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações  onde consta outros dados sobre as vacinas acima e outras também importantes para os adultos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário